• Facebook: ifscitajai
  • Twitter: ifscitajai

Banner

Home
Inicio
Aluna do Câmpus Itajaí atua em pesquisa sobre dispositivos inteligentes em Portugal

De março a maio deste ano, a aluna do técnico integrado em Mecânica Thaís Kouketsu atuou em uma pesquisa junto ao Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão do Instituto Politécnico do Porto de Portugal. Ela foi uma das alunas selecionadas pelo Programa de Cooperação Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie) e trabalhou na área de dispositivos inteligentes. “Eu atuei na elaboração de uma caixa para sensores. Fiz o desenho técnico e depois a caixa foi fabricada em uma impressora 3D. Para a realização do trabalho, precisei usar uma série de conteúdos que aprendi no curso técnico em Mecânica como tecnologia de materiais, desenho técnico e metrologia.”

 

Leia mais...
 
Alunos desenvolvem bengala eletrônica de baixo custo

No projeto integrador, que é o trabalho final do curso técnico, os alunos José Pimentel e Maximiano Conte, do técnico em Eletroeletrônica, desenvolveram uma bengala eletrônica de baixo custo que emite um sinal sonoro quando toca em um obstáculo. Ela foi feita em PVC e tem dois sensores que podem ser regulados para identificar objetos a uma distância mínima de 2 cm ou de até 4 metros tanto abaixo quanto acima da cintura. “Nós conseguimos produzir a bengala usando menos de R$ 200,00. Reaproveitamos materiais de sucata e usamos, por exemplo, a bateria de um notebook”, explica José Pimentel.

 

Leia mais...
 
Câmpus lança edital para seleção de monitores

O Câmpus Itajaí está com inscrições abertas, até 16 de agosto, para 12 monitores. A carga horária de trabalho será de duas horas semanais e os monitores irão orientar os colegas na execução de trabalhos e auxiliá-los nas dúvidas, nos horários de plantão. Para mais informações sobre as vagas, clique aqui. As inscrições devem ser feitas através deste link.

 

Leia mais...
 
Pesquisa realizada no Câmpus Itajaí é premiada no Sepei

O trabalho “Hardware para aquisição e condicionamento de sinais de eletroencefalograma” da estudante de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí Amanda Pereira ficou com o terceiro lugar na divisão temática “Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro” na apresentação oral do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), realizado de 30 de julho a 1º de agosto em Chapecó. “Esse prêmio me fez olhar com muito mais autoconfiança e é muito motivador para começar o semestre. Quando eu comecei o curso, a minha ideia da Engenharia Elétrica estava muito associada a usar capacete e a trabalhar com alta tensão, eu não conhecia essas outras subáreas. Com essa pesquisa, eu tenho encontrado uma área que eu gosto e que tem me dado um norte.”

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.