• Facebook: ifscitajai
  • Twitter: ifscitajai

Banner

Home
Representantes da sociedade civil participam da etapa municipal da Conae PDF Imprimir E-mail

Nesta quarta-feira (09), representantes da sociedade civil de Itajaí participaram da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada no auditório da Univali. O evento é organizado pelo Fórum Municipal de Educação de Itajaí e busca promover discussões sobre temas como avaliação e regulação da educação, gestão democrática, qualidade, avaliação e regulação de políticas educacionais. A etapa municipal conta com o apoio de diversas entidades, dentre elas o Câmpus Itajaí do IFSC.

 


A cerimônia de abertura contou com participação de autoridades do município como o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, da secretária municipal de educação, Elisete Furtado Cardoso, do vereador Sérgio Murilo Pereira, do vice-reitor da Univali, Carlos Alberto Tomelin e da coordenadora da Gerência de Educação de Itajaí, Cleonice Berejuk.

 


Logo após a cerimônia, o professor do Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC Elson Quil Cardozo ministrou palestra sobre o tema da Conae 2018 que é "Sistema nacional articulado de educação: suas diretrizes e estratégias de ação". “Em 1932, foi feito um manifesto de 26 educadores que propunham a criação de um sistema nacional de ensino que pudesse trabalhar para se pensar em uma identidade nacional. Ainda hoje estamos caminhando para a construção desse sistema. Minha sugestão é que na etapa municipal se faça uma moção de repúdio para exigir que ações como o projeto de lei nº 413 de 2014, que de fato poderia contribuir para que esse sistema fosse criado, seja aprovado. Não podemos pensar em consolidar algo que de fato não existe. Outro dado que precisamos chamar a atenção é que o governo federal vetou as prioridades para metas de educação no orçamento de 2018, como podemos alcançar estas metas se o próprio governo corta as verbas? Esta etapa municipal é uma oportunidade para que vocês escrevam estas demandas no documento que será enviado para a etapa estadual e nacional.”



As propostas discutidas nos oito eixos temáticos da etapa municipal serão levadas para o encontro estadual, que será realizado nos dias 23 e 24 de julho em Florianópolis. O Conae nacional será realizado em novembro em Brasília.

 

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC

 

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.