Sonho de empreender na área de Aquicultura motiva aluno haitiano PDF Imprimir E-mail

O haitiano Zache Bellevue chegou ao Brasil em 2013 com um visto humanitário e uma série de sonhos para realizar no Brasil. Um deles, o de estudar, ele está realizando no Câmpus Itajaí. Zache já foi aluno do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em “Direitos Humanos” e está cursando o técnico subsequente em Aquicultura. “Quando eu saí do Haiti fui para o Equador e depois vim para o Brasil. Tinha um conhecido que morava para cá. Cheguei sem falar o Português e com pouco dinheiro. Fui trabalhar na pesca, depois na construção civil e durante este período voltei a estudar e trouxe minha família para o Brasil”.

No curso técnico em Aquicultura, Zache tem ampliado seus conhecimentos no cultivo de tilápia, o que aumentou ainda mais o desejo de trabalhar na área. “Eu tenho força para trabalhar e quero realizar mais um sonho. Abrir meu próprio negócio no Brasil, ter um espaço para cultivar tilápias. Sei que isso pode mudar minha vida. Tenho dois filhos e quero ser um pai responsável e fazer dinheiro para ajudar outros haitianos. Eu só fico triste quando lembro do meu amigo Jean Antoine que assim como eu veio do Haiti em busca de uma vida melhor no Brasil, também era aluno do IFSC e não conseguiu realizar este sonho porque faleceu este ano”.

Assim como Zache, estima-se que mais de 69 milhões de pessoas no mundo migraram em busca de melhores condições de vida em 2017, segundo dados da ONU divulgados no Dia Mundial do Refugiado nesta quarta-feira (20).