Equipe Abstenção é a vencedora da Gintegra PDF Imprimir E-mail

A equipe Abstenção conquistou 111 pontos e foi a vencedora da Gincana de Integração do Câmpus Itajaí (Gintegra). A equipe Mecamar ficou com a segunda colocação (39 pontos) e a Iron Fish (37 pontos) com a terceira. O resultado foi divulgado na festa junina do Câmpus Itajaí, realizada no último sábado (23). A Abstenção receberá uma placa de homenagem que será afixada no átrio do Câmpus e todos os integrantes irão para o parque Beto Carrero World em 25 de agosto.

Mas mais do que falar do resultado da gincana, é preciso falar de todo o movimento que ela representou para a integração dos alunos, para a aproximação de pais e familiares do dia a dia dos estudantes no IFSC e mesmo para trazer a comunidade externa para o Câmpus. A gincana começou em maio e foi até o final de junho. Cada equipe era composta por 15 alunos de cinco turmas diferentes. “A ideia da gincana surgiu a partir da discussão do plano de ações de Permanência e Êxito do Câmpus. Na semana de atividades pedagógicas e administrativas, os servidores dialogaram sobre possíveis ações para favorecer a permanência e êxito dos estudantes. Algumas palavras-chave permearam o diálogo, entre elas a integração", explica a técnica em Assuntos Educacionais do Câmpus Itajaí Débora Magna.

A gincana foi composta por uma série de atividades. As equipes foram desafiadas a criar uma logo para a Gintegra, a ajudar na divulgação dos cursos do IFSC nas escolas, a participar de uma maratona fotográfica e a criar paródias. “Eu gostei muito de participar. Tinha pessoas que eu só conhecia de vista e com a gincana eu passei a conhecer melhor. Eu queria tanto participar que fui perguntando para as pessoas quem iria montar equipe para entrar em uma”, explica a aluna Ketlin Pereira do Ensino Médio Técnico em Recursos Pesqueiros e integrante da equipe Mecamar.

Em um sábado letivo de maio, teve ainda caça ao tesouro, jogos de queimada, soletrando, corrida na lona com sabão. Uma das atividades neste dia era trazer para o Câmpus algum membro da comunidade externa e Camila Pereira, do Ensino Médio Técnico em Recursos Pesqueiros, trouxe a mãe. “Eu gosto de participar dessas atividades porque é uma forma de se aproximar da escola e conhecer os professores. Pena que ainda são poucos os pais que ainda participam”, avalia Maria de Fátima Pereira.

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC