Câmpus vence concurso gastronômico da Festa da Tainha PDF Imprimir E-mail

O hambúrguer de tainha, produzido por alunos e servidores do Câmpus Itajaí, fez sucesso na 10ª Festa da Tainha, realizada no último dia 30. O prato foi vencedor do concurso gastronômico da Festa. “Apresentamos um prato diferente, que ia além da tainha frita ou assada, e isso chamou a atenção das pessoas. Outro diferencial é que os alunos estavam envolvidos em todo o processo. Para eles, foi uma experiência de trabalhar sobre pressão e em equipe. Eles estavam todos muito focados e cada um tinha uma função específica na cozinha”, explica o professor Rodrigo de Macedo Gomes, do curso técnico em Recursos Pesqueiros.

Foram servidos na Festa 500 hambúrgueres que eram produzidos na hora por alunos e servidores do Câmpus Itajaí. “Eu não conhecia a Festa, não tinha experiência em trabalhar em eventos nem de cozinhar com um grupo grande. Foi muito gratificante ganhar o prêmio e ter participado superou as minhas expectativas”, explica a aluna Mirian Canoss, do segundo módulo do curso de Ensino Médio Técnico em Recursos Pesqueiros.

Thomas Torres, do primeiro módulo do Ensino Médio Técnico em Recursos Pesqueiros, conta que o movimento na barraquinha do IFSC foi intenso e que na hora do almoço a procura foi ainda maior. “Foi uma experiência diferente e o grupo teve uma sintonia muito boa de trabalho. Eu estou no começo do curso e acho essencial se envolver em outras atividades como essa porque isso influencia no nosso aprendizado. Eu provei vários pratos da Festa e vejo que o nosso era diferente. A mistura dos ingredientes fazia com que o sabor da tainha fosse bastante suave.”

Esta foi a primeira vez que o IFSC participou da Festa e a proposta é participar das outras edições. Para o ano que vem, o Câmpus já está pensando em servir um novo prato: o quibe de tainha.

As tainhas servidas na festa foram doadas por empresas da região e todos os pratos servidos eram
gratuitos. A Festa foi organizada pela prefeitura de Itajaí.

Confira a receita da hambúrguer de tainha:

Ingredientes:
2 filés de tainha
6 fatias de pão
20 gramas de sal
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de maionese
salsinha, cebolinha e alfavaca a gosto
tomate
alface
pão para sanduíche

No processador, coloque os filés de tainha, a maionese, a cebola, o alho e os temperos. Depois misture os pedaços de pão na massa. Os hambúrgueres podem ser fritos ou assados.