Alunos do técnico em Recursos Pesqueiros visitam estaleiro PDF Imprimir E-mail

Os alunos do quarto módulo do técnico integrado em Recursos Pesqueiros visitaram o estaleiro Felipe nesta quinta-feira (16) e puderam conhecer a Trimar 18, uma das traineiras mais modernas que está sendo construída no Brasil. A visita fez parte das atividades das unidades curriculares de “Navegação e operação de embarcações” e de Geografia em uma proposta de trabalhar de forma interdisciplinar em que são abordados desde a construção das embarcações até temas como a importância do setor da construção naval, portuário e pesqueiro para a economia da cidade e do estado.

Para muitos alunos, essa foi a primeira experiência em um estaleiro. “Pudemos conhecer diferentes tipos de embarcações e de redes e entender como um barco é feito. Na construção de um barco é necessário estudar a resistência de materiais, solda e motores. O que se aproxima muito também do curso técnico em Mecânica. O que me chamou atenção são as estruturas que são colocadas em um barco chamadas de ânodo de sacrifício que têm como função proteger a estrutura dos barcos. Eles oxidaram primeiro antes que isso aconteça com a estrutura”, explica a aluna de Recursos Pesqueiros, Mariza Hoff.

Os alunos puderam ainda conhecer uma réplica da Santa Maria, navegação utilizada por Cristóvão Colombo para chegar na América em 1492.

Por Beatrice Gonçalves | Jornalismo IFSC