Aluna fala da experiência de ter feito intercâmbio PDF Imprimir E-mail

Victoria Guislotti, aluna do técnico em Recursos Pesqueiros, dividiu um pouco da sua experiência de intercâmbio na França com os alunos do Câmpus Itajaí nesta quarta-feira (5). Ela foi uma das alunas selecionadas pelo Programa de cooperação internacional para estudantes do IFSC (Propicie) e passou três meses três meses no sudeste da França na cidade de Bourcefranc –le- Chapus. No laboratório onde Victoria atuou são cultivadas mais de 50 espécies de peixes e a aluna participou diretamente dos testes de viabilidade da produção de bioflocos de duas maneiras diferentes. “Para mim, foi tanto uma experiência de vida quanto profissional. Eu nunca havia morado fora nem andado de avião. Eu atuei em uma pesquisa sobre bioflocos que são aglomerados de bactérias que são cultivados para a alimentação de peixes.”

A assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC, Raquel Cadernuto, também participou da conversa com os alunos. Ela lembrou da importância de que os alunos invistam na aprendizagem de uma outra língua e de que conversem com os professores para verificar quais são as instituições parceiras e as pesquisas onde eles poderiam atuar. “Às vezes, os alunos nos perguntam o porquê de se exigir um teste de inglês para participar de um intercâmbio em Portugal, por exemplo, mas é importante lembrar que essas instituições recebem estudantes de diferentes regiões do mundo e o inglês acaba sendo a língua mais utilizada”, explica Raquel Cadernuto.

Para verificar as oportunidades ofertadas pelo Propicie, clique aqui.