Alunos do Câmpus conquistam o primeiro e o terceiro lugar em torneio de robótica PDF Imprimir E-mail

Alunos do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí conquistaram a primeira e a terceira colocação em torneio de robótica no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), realizado de 18 a 20 de setembro no câmpus Florianópolis- continente. A equipe EV3lasting, formada pelos alunos Nataly Arlindo, Rafaela Martins e Matheus D'Amaral, conquistou o primeiro lugar e a equipe Delta de Dirac, formada pelos alunos Eduardo Rodrigues, Gabriel de Souza, Henrique Pinheiro e Leonardo Kalkmann, ficou com o terceiro lugar. As equipes tiveram o desafio de pensar em soluções que promovessem a “segurança de trânsito” e precisaram trabalhar na programação de um veículo autônomo que fosse capaz de reconhecer e respeitar regras de trânsito, como parar antes da faixa de pedestre ou diante do sinal vermelho. O evento foi promovido pela equipe Magic Island (FRC 5800).

A equipe EV3lasting pensou em um aparelho que seria acoplado ao volante do veículo e funcionaria como um bafômetro. Ele faria o reconhecimento facial, verificaria se a pessoa estaria cadastrada como motorista daquele veículo e se teria condições de dirigir. Além de pensar na solução, a equipe precisou trabalhar na programação de um robô do kit da Lego. “Acho que um dos diferenciais da nossa equipe é que na primeira volta o robô já conseguiu concluir o percurso. Ficamos três semanas trabalhando na programação do robô. Para mim foi muito importante participar do torneio porque mostrou uma série de oportunidades que nós podemos ter”, explica a aluna Nataly Arlindo.

No desafio de ideias inovadoras, a Delta de Dirac pensou em um aplicativo de carona voltado para atender pais que precisam levar ou buscar seus filhos na escola. “Nós verificamos que nos horários em que os estudantes entram e saem das escolas, o fluxo de trânsito pode aumentar em até 40%. Com esse aplicativo, os pais poderiam saber se há outras crianças no bairro que estudam na mesma escola e com isso organizar um sistema de caronas. Isso diminuiria o número de veículos no trânsito. Esse desafio fez com que passássemos a olhar o trânsito de outra forma”, avalia o aluno Leonardo Kalkmann.

Os estudantes participantes do torneio são todos alunos da disciplina de “Atividade complementar – laboratório de robótica” que é ministrada pela professora Ana Elisa Schmidt. A proposta dos alunos e da professora é agora pensar em um torneio de robótica no próprio Câmpus que envolva também os alunos dos cursos técnicos integrados.

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC