Câmpus Itajaí adere ao PNAE e passa a ofertar lanches para os alunos dos cursos técnicos PDF Imprimir E-mail

Desde o dia 10 de outubro, o Câmpus Itajaí passa a ofertar lanches para alunos dos cursos técnicos nos intervalos dos três turnos de aula (9h35, 15h20 e 20h20). Às segundas, são servidos biscoitos de polvilho e aveia, às terças banana, quartas maçãs e quintas e sextas são bananas, todos produtos oriundos da agricultura familiar. A iniciativa faz parte das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que oferece alimentação escolar e promove ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Os alimentos são distribuídos gratuitamente para os alunos e são investidos, por meio do PNAE, R$ 0,36 para o lanche de cada estudante. O que equivale a cerca de 80 gramas de fruta ou 60 gramas de biscoito por aluno. A distribuição é feita no hall de entrada do Câmpus e conta com o trabalho voluntário de alunos e servidores. “Os estudantes ainda estão um pouco tímidos e muitos perguntam se podem pegar as frutas ou quanto teriam que pagar por elas”, explica a chefe do Departamento de Administração do Câmpus Itajaí, Patrícia Leite, que é também uma das integrantes da comissão local do PNAE.

A oferta dos lanches já tem mudado os hábitos alimentares de alguns alunos. “ Eu estou achando isso muito positivo, muitas vezes a gente não tinha nada para comer ou mesmo dinheiro para comprar algo. Eu não costumo comer frutas em casa, mas agora estou comendo aqui no IFSC”, explica o aluno do curso técnico integrado em Mecânica Charles dos Santos Filho.

Além de incentivar a alimentação saudável entre os alunos, a proposta da comissão local do PNAE é também pensar em outros produtos como tortas que possam ser feitos aproveitando as cascas das bananas. A proposta é também utilizar os resíduos como material orgânico para a composteira do Câmpus.

Os alunos e servidores que queiram atuar como voluntários e ajudar a servir os lanches podem procurar a chefe do Departamento de Administração, Patrícia Leite, ou enviar um e-mail para direçã Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .