Alunos e servidores do Câmpus Itajaí surpreendem com teatro no dia da consciência negra PDF Imprimir E-mail
Sex, 23 de Novembro de 2018 11:00

A peça escolhida foi sobre a obra de Carolina Maria de Jesus. Ela nasceu na cidade de Sacramento-MG, mãe solteira e moradora da primeira grande favela de São Paulo, a Canindé, que foi desocupada por volta dos anos de 1960 dando lugar à conhecida Marginal Tietê. Em seu livro Quarto de Despejo - diário de uma favelada, Carolina relata a triste realidade vivenciada pelos favelados na década de 50, onde violência, miséria e fome fazem parte do cotidiano dos habitantes da favela.

“Ao refletir que as misérias por ela relatadas ainda fazem parte do cotidiano de muitas famílias em nosso país, joguei a ideia no grupo da Coordenadoria Pedagógica do campus e logo pensamos que esta atividade cultural poderia ser uma ação de permanência e êxito”, explica Rose Fernandes de Souza, Coordenadora pedagógica do Câmpus e idealizadora do projeto.

O teatro mesclou uma linda interpretação, com trechos de danças e tudo permeado de muita música boa ligada com a mensagem. Carlos Ranieri Limas, do curso técnico integrado em Mecânica, foi um dos integrantes. Ele diz que “a experiência do teatro foi muito interessante, porque a peça abriu a oportunidade para ele e os colegas demostrarem os talentos de maneira aberta, de poder trabalhar em equipe e ainda por cima, em uma questão social tão importante como essa”. “Estamos muito empolgados para novas apresentações, novas peças, acreditamos que essa não é só uma peça, mas a criação de um grupo de teatro do Câmpus”, conclui Carlos.

Para a coordenadora do projeto o mais surpreendente, foi ver o protagonismo e o talento de nossos alunos, bem como a parceira e talentos artísticos dos servidores e servidoras envolvidos. “Os alunos, por meio do teatro e da dança conseguiram passar uma mensagem tão forte do sofrimento dos pobres, muitas vezes esquecidos nas periferias e favelas de nosso país e isso emocionou os que presenciaram a peça”, conclui Rose.

Foram realizadas duas apresentações para todos os alunos dos dois cursos integrados do Câmpus Itajaí.

Veja o álbum de fotos do facebook.