Alunos da Engenharia Elétrica apresentam protótipos PDF Imprimir E-mail

Na disciplina de Projeto Integrador 2, os alunos da Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí precisam desenvolver um protótipo, usando uma série de conhecimentos da engenharia. Na última sexta-feira (5), eles apresentaram o resultado dos trabalhos realizados ao longo do semestre. Entre os protótipos, estavam controle de nível de caixa d’água e cisterna para condomínios, implementação e automatização de sensores para verificação dos parâmetros ambientais de viveiros de camarões e uma máquina CNC.

O estudante Luiz Eduardo da Rosa está trabalhando em um sistema de navegação de um robô. A proposta é que ele funcione de forma autônoma, identifique obstáculos e que seja capaz de aspirar a sujeira do chão. “O robô já está funcionando, mas quero mudar a estrutura física, deixá-lo mais robusto. Na próxima disciplina de Projeto Integrador quero continuar a trabalhar neste protótipo para que ele execute a limpeza. Até o momento, já investi R$ 250,00 no robô e instalei dois servo motores, um sensor de proximidade e uma placa arduíno. Para montar o robô, precisei usar uma série de conteúdos de programação e de circuitos elétricos.”

Os alunos Aldo Barbosa e Renato Schenkel criaram um sistema de irrigação automatizado para áreas de pequeno e médio porte de baixo custo. Por esse sistema, é possível monitorar a umidade da terra e acionar a irrigação através de um dispositivo controlador.“Queremos trabalhar agora para melhorar a comunicação para que seja possível fazer todo o controle pelo celular”, explica Aldo.

Por Beatrice Gonçalves | Jornalismo IFSC