Grupo de teatro do IFSC Itajaí participa da Reditec PDF Imprimir E-mail

A 43ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica - Reditec foi o palco para mais uma apresentação da peça “Quarto de Despejo - diário de uma favelada” baseada no livro de Carolina Maria de Jesus - best-seller vendido em mais de 40 países e traduzido para 16 idiomas.

Com performances estonteantes o  grupo, que e é formado por alunos e servidores do IFSC Itajaí, mostra a dura realidade de uma mãe solteira, que saiu de Sacramento, Minas Gerais, para a primeira grande favela de São Paulo, a Canindé, que foi desocupada por volta dos anos de 1960 dando lugar à conhecida Marginal Tietê.

A coordenadora do projeto, a servidora Rose Fernandes de Souza, explica que as misérias retratadas pela autora ainda fazem parte do cotidiano de muitas famílias em nosso país e por isso enxerga a importância de refletir e trabalhar com os alunos uma temática que aborda aspectos de grande relevância social, por meio do teatro, música e dança em um único espetáculo. “Fico emocionada em receber o  feedback de alunos e servidores de quão impactante é a peça. Muitos não conheciam Carolina Maria de Jesus, mesmo sendo ela uma das maiores escritoras negras do Brasil e contemporânea de Clarice Lispector”.

Ketlin Kauany Pereira, que é aluna do quinto módulo do curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros, participa do projeto desde o início e interpreta a personagem principal. Ela diz que em toda apresentação recebe algo diferente, algo que vem da energia e da emoção do público, o que proporciona, segundo ela, uma troca de sentimentos. “Estamos passando algo bom, estamos contando sobre a história dela que é uma história muito impactante, muito forte...e quando nós recebemos um público que está disposto a receber essa história...tem vários tipos de sentimentos, tem vários tipos de reações e isso interfere na gente também...pra mim nenhuma peça que eu apresentei até agora foi igual, cada uma parecia a primeira vez”.

Além da apresentação na Reditec o grupo, que passou a se chamar “Quarto do Despejo”, já esteve no IFSC Gaspar e no IFSC Itajaí, quando apresentou a peça no dia da consciência negra e numa programação especial para mulheres do presídio feminino de Itajaí, em parceria com o projeto “Nas Entrelinhas”, coordenado pelo professor Leonardo da Silva.

Em nosso Facebook estão disponíveis alguns vídeos da peça: https://www.facebook.com/ifscitajai

Por Coordenadoria de Comunicação | Imagens André Dalla