Não tenham medo - IFSC repudia o assédio PDF Imprimir E-mail

Em primeiro lugar, cabe a nós, como instituição de educação - profissional e humana - lamentar os casos de assédio ocorridos no ambiente de nossa instituição. Mesmo assim, não tenham medo.

Sabemos o quanto é doloroso e nos solidarizamos com as vítimas. Temos buscado meios de minimizar a incidência desses casos, com campanhas, palestras, atividades pedagógicas e eventos institucionais que visem tanto orientar o que fazer caso ocorram assédios, quanto buscar acabar com essa cultura tão enraizada em nossa sociedade. Avançamos bastante, e sabemos que temos que avançar mais. Mesmo assim, não tenham medo.

Quanto aos casos ocorridos, esclarecemos que o IFSC não possui gerência criminal sobre eles, ficando a nosso dever averiguar e punir em âmbito administrativo os servidores, quando algum estiver envolvido nos casos, e alunos de modo a respeitar os regulamentos vigentes e enquanto vida estudantil.

Tivemos, recentemente, dois servidores demitidos por meio de processo administrativo oriundos de assédio. Ainda, outros quatro casos estão sendo investigados e correm em sigilo até a sua conclusão. Sua denúncia na ouvidoria da instituição está sendo acolhida e nossa assessoria de correição tem por determinação dar prioridade a casos de assédio quando estes entram no sistema. Por vezes demora, temos que ouvir testemunhas, recolher provas e realizar um processo idôneo para não incorrer em injustiças. Mesmo assim, não tenham medo.

Não tenham medo de continuar denunciando casos que venham a ocorrer. É extremamente importante que procurem a Direção Geral em seus câmpus. As denúncias e eventuais processos tramitam em sigilo na instituição e sua identidade será resguardada. Nem sempre o encaminhamento ocorre como desejado, mas buscamos orientar os servidores a serem canais abertos de acolhimento e apoio nesses casos. Sabemos que precisamos melhorar. Mesmo assim, não tenham medo.

Não tenham medo de contar aos seus pais ou responsáveis legais. Em casos envolvendo alunos menores de idade, faz-se necessário o conhecimento do Conselho Tutelar. Assédio é crime e deve ser tratado como tal, com envolvimento de boletim de ocorrência e com anuência para família para suporte e acompanhamento. Faremos a nossa parte, orientando e, porventura, punindo alunos conforme Regulamento Didático Pedagógico do IFSC.

Repudiamos todo e qualquer tipo de assédio e violência. Seguimos tentamos melhorar, em especial na prevenção e orientação para que esse tipo de crime não mais aconteça, tanto em nossa instituição quanto em outros espaços.

Para saber identificar situações que caracterizam o assédio moral ou sexual, bem como as providências cabíveis, acesse a cartilha do Ministério Público neste endereço: http://bit.do/cartilha-assedio

Denúncias também podem ser feitas diretamente ou por e-mail nas Coordenações de Cursos, Coordenadoria Pedagógica, Direção-Geral do Câmpus Itajaí ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e Ouvidoria ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Seu anonimato será preservado e providências legais serão tomadas. Não tenha medo!