Certificação Ensino Médio PDF Imprimir E-mail

Para solicitar online preencha o formulário disponível aqui:

Acompanhe a sua solicitação aqui

Para solicitar presencialmente, leia as informações abaixo.

Se você fez o Enem até 2016, poderá solicitar o certificado ou a declaração de proficiência no câmpus do IFSC que indicou quando se inscreveu para o exame. A solicitação pode ser feita a qualquer tempo.

- Não ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada;

- Ter, no mínimo, 18 anos completos até a data do primeiro dia de prova do Enem;

- Ter atingido, no mínimo, 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em cada área (para exames realizados a partir de 2012);

- Ter atingido, na mesma edição do exame, o mínimo de 500 pontos na redação e o mínimo de 400 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (para exames realizados a partir de 2012).

Se você fez o Encceja, pode solicitar a certificação no setor de Registro Acadêmico do câmpus do Instituto que escolheu como Instituição Certificadora no ato da inscrição (não é possível trocar o câmpus). A solicitação pode ser feita a qualquer tempo. Os pré-requisitos são:

- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;

- Ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exames e o mínimo de 5 pontos na Redação.

Se você fez Encceja e não obteve nota para solicitar a certificação pelo Ensino Médio, pode pedir a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) . Nesse caso, os pré-requisitos são:

- Ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento;

- Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o candidato deve ter atingido duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Documentos obrigatórios

Para quem vai solicitar a certificação pelo Enem

Extrato de desempenho do Enem.Documento de identificação civil com foto atualizada, podendo ser carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou carteira de identidade profissional reconhecida por lei;Cadastro de Pessoa Física (CPF);Declaração de que não concluiu o Ensino Médio (consta no próprio requerimento de solicitação);Requerimento de solicitação preenchido e assinado.

Para quem vai solicitar a certificação pelo Encceja

Documento de identidade;Cadastro de Pessoa Física (CPF);Extrato de desempenho do Encceja obtido diretamente no site do exame