Estudantes da região norte realizam encontro para debater demandas do segmento PDF Imprimir E-mail

Alunos de cinco câmpus da região norte de Santa Catarina (Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Gaspar e Itajaí) participaram nesta sexta-feira (20) do encontro regional de estudantes com o objetivo de debater demandas comuns e propostas para estimular a organização estudantil dentro do IFSC. O evento ocorreu no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro e contou com a participação de cerca de 30 estudantes ao longo do dia.

Segundo a aluna de Licenciatura em Física e uma das representantes dos estudantes de Jaraguá do Sul, Meriellen Colares, um dos principais resultados do encontro é a formação política dos participantes. “Para a gente é muito importante, pois se trata da formação integral ocorrendo na prática”, destaca.

Entre as demandas identificadas entre os estudantes estão questões ligadas à infraestrutura dos câmpus, à comunicação e à aproximação entre os próprios alunos. Propostas de reuniões regionais trimestrais, criação de espaços de convivência nos câmpus, melhorias na estrutura dos contâineres estudantis e definição de um espaço no site institucional para uso dos órgãos de representação do movimento estiveram entre as ideias mencionadas pelos participantes do encontro.

Outra necessidade apontada é a criação de um núcleo estadual que organize as demandas de todos os câmpus e esteja presente nos espaços de negociação e deliberação do Instituto Federal. “Isso ajudará a tirar a pessoalidade dos pedidos que chegam à reitora, pois hoje as demandas são apresentadas quase que individualmente por alunos nos câmpus ou por grêmios e centros acadêmicos locais”, explica Ágata Morgana, da sétima fase do curso técnico integrado em Eletoeletrônica do Câmpus Joinville.

Além do encontro em Jaraguá do Sul também foram realizadas reuniões em todas as demais regiões do estado. As propostas discutidas e aprovadas em cada atividade serão levadas a uma reunião estadual em Florianópolis que deverá contar com a participação de representantes estudantis de cada região e da reitora do IFSC.

A realização das reuniões estudantis regionais e a estadual são financiadas com recursos da Assistência Estudantil do Instituto Federal. Clique aqui e confira fotos da atividade realizada em Jaraguá do Sul.

Por Daniel Augustin / Jornalismo IFSC