Alunos do curso de pescador especializado visitam navio escola do MEC PDF Imprimir E-mail

O navio escola “Ciências do Mar I”, do Ministério da Educação (MEC), esteve ancorado em Itajaí por três dias e durante o tempo em que esteve na cidade os alunos do curso de pescador especializado do Câmpus Itajaí (CFAQ- III CN3) puderam visitar a embarcação e conhecer a infraestrutura. “Eu trabalho há 22 anos com pesca, mas não conhecia muitos dos equipamentos que o navio escola tem. Pudemos visitar a sala de máquinas, ver os motores e conhecer os equipamentos de sobrevivência” explica o aluno do curso de pescador especializado Rosano Vieira.

O navio escola tem capacidade para 28 tripulantes e é utilizado para dar suporte tanto para pesquisas quanto para a formação de estudantes universitários da área de ciências do mar. Ele pertence ao Ministério da Educação, mas está sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). “Foi uma oportunidade para os alunos conhecerem equipamentos como o Epirb, que são transmissões de localização usados em situação de emergência para dar a localização exata da embarcação, e o AIS (Automatic Identification System), que é um sistema de monitoração que permite identificar a distância as informações de embarcações como o país de origem”, explica o coordenador do Centro de Referência de Navegação e Pesca Marítima do IFSC (CNPmar), Benjamim Teixeira.

O curso de pescador especializado (CFAQ- III CN3) é ofertado pelo Câmpus Itajaí em parceria com a Marinha do Brasil.