Alunos recebem menção honrosa na Obmep PDF Imprimir E-mail

Os alunos do curso técnico integrado em Mecânica Gabriel da Silva, Iury dos Santos e Oge Cunha receberam menção honrosa na edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A premiação é entregue aos estudantes de escolas públicas que se destacaram nas duas etapas da prova.

Iury e Gabriel já são veteranos na Obmep e acumulam menções honrosas. Para esta edição, eles participaram do projeto “Preparação para a 2ª fase da Obmep” em que foram ofertadas aulas de Matemática e raciocínio lógico pelos professores do Câmpus Itajaí Jéssica França, Marcelo Palma e Robson Alves. “Para mim foi fundamental participar das aulas do projeto porque nós resolvemos problemas de edições anteriores da prova. Nesta segunda etapa, são questões abertas baseadas em fatos do dia a dia em que precisamos explicar porque chegamos a determinados cálculos”, afirma Iury.

Gabriel explica que na Obmep não basta saber apenas fórmulas matemáticas. “Esta segunda etapa é a mais difícil e há muito exercício de raciocínio lógico. Tanto a olimpíada de matemática quanto a de física nos mostram que não é só no esporte que a gente pode conseguir medalhas.”

Oge Cunha participou da prova pela primeira vez. “Eu tenho facilidade com a matéria e vejo que a Obmep estimula tanto os alunos que gostam de Matemática quanto aqueles que não estão muito acostumados porque serve como um estímulo.”

Projeto de extensão

Além de alunos do Câmpus Itajaí, estudantes de outras escolas também participaram das aulas preparatórias para a segunda fase da Obmep ofertadas pelo projeto de extensão. “Para mim foi muito importante porque eu pude relembrar alguns conteúdos, aprender mais e me preparar melhor tanto para a Obmep quanto para o Enem”, avalia a estudante Cíntia Soares, da Escola de Educação Básica Francisco de Paula Seára.

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC