Projeto transforma pneus em pufes e revitaliza espaços PDF Imprimir E-mail

Pneus que seriam descartados foram transformados em pufes e estão sendo instalados nas áreas de convivência do Câmpus Itajaí e da escola de educação básica Francisco de Paula Seara. Os materiais foram confeccionados nas oficinas do projeto de extensão “Do pneu ao puff”, que foi aprovado através do edital Aproex 02/2017. “Conseguimos reduzir os custos para a confecção dos pufes com doações que recebemos de pneus, tecidos e madeira. A proposta é que os pufes sejam colocados nos corredores e na biblioteca do Câmpus. Convidamos os alunos da escola de educação básica Francisco de Paula Seara para participar e a ideia é que eles sejam também multiplicadores desta proposta”, explica a assistente de alunos Rose Fernandes de Souza.

Ao longo do projeto, foram desenvolvidas uma série de oficinas como a de consciência ambiental para que os participantes pudessem entender os impactos do descarte incorreto de resíduos e da importância do reaproveitamento dos materiais. “As primeiras atividades eram para sensibilizar os participantes se eles sabiam qual é a logística envolvida com relação ao lixo produzido, se eles sabiam onde o lixo vai parar e os impactos ambientais envolvidos nesse processo. Nós resolvemos observar o que havia sido descartado em um lixo do Câmpus e, durante a conversa, muitos relataram que não costumam separar o lixo orgânico do reciclado e não tinham noção dos impactos do plástico, por exemplo, na vida marinha”, explica a professora Melina Chiba Galvão.

Os participantes tiveram ainda oficina de desenho técnico para entender aspectos de ergonomia e de durabilidade dos materiais utilizados. “Nós tivemos que fazer uma série de estudos para verificar os materiais que iriam resistir ao peso de uma pessoa sentada, quantos pés seriam necessários e a altura ideal para que o pufe não ficasse bambo. Tivemos também aulas de marcenaria para aprender a cortar e lixar a madeira. Eu acho muito válido participar de projetos como esse porque nós trabalhamos uma série de conteúdos que também são vistos no curso técnico em Mecânica e esse pode ser o momento de tirar dúvidas”, explica o aluno do 5º módulo do técnico integrado em Mecânica Victor Soares.

Além de alunos e servidores do IFSC, participaram das oficinas alunos da escola de educação básica Francisco de Paula Seara. “Nós já usávamos pneus velhos na horta da escola, mas esta proposta de transformar em pufe é nova para nós. Na oficina aprendemos a calcular o diâmetro dos pufes, a cortar a madeira e como uni-la ao pneu”, explica o aluno da escola Francisco de Paula Seara Edison Stecker.

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC