Servidores participam de atividades da Semana Pedagógica PDF Imprimir E-mail

De 5 a 9 de fevereiro, os servidores do Câmpus Itajaí participam da Semana Pedagógica em que são realizadas atividades de preparação para o início do ano letivo. Na abertura da Semana, a direção-geral fez um balanço das atividades realizadas ao longo de 2017 e apresentou os desafios para 2018.

“Quero destacar o pioneirismo do Câmpus Itajaí ao adotar o sistema de chamadão que muda a forma como é feita as chamadas dos candidatos aprovados e que permite que os alunos conheçam melhor o Câmpus e o curso antes de fazerem a matrícula, e a melhora na infraestrutura do Câmpus com a instalação dos ares-condicionados e de toldos, que será feita entre o auditório e a cantina, a reestruturação da sala dos professores e a construção da quadra. Temos como desafio para 2018 investir em ações de permanência e êxito dos alunos, consolidar os cursos e fazer adequações nos Projetos Pedagógicos (PPCs)”, explica o diretor-geral, Carlos Alberto Souza.

A chefe do Departamento de Administração, Patrícia Leite, apresentou a prestação de contas referente ao ano de 2017. “O orçamento previsto era de R$ 1,7 milhão para o Câmpus, mas por conta de uma série de outros recursos fechamos o ano com R$ 2,4 milhões de orçamento.”

Durante a apresentação, o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), Cássio Suski, falou dos desafios para garantir a permanência e êxito dos alunos e as ações que vêm sendo realizadas para que se promova a curricularização da extensão dos cursos de ensino superior. Ele lembrou que até 2024, todos os cursos superiores precisarão ter ao menos 10% de sua carga horária voltada para atividades de extensão, o que se chama de curricularização da extensão.

Comissão Interna de Saúde do Servidor

Durante a Semana Pedagógica, os servidores puderam ainda conhecer o trabalho que vêm sendo realizado pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp) do Câmpus Itajaí. A comissão foi criada para atender a uma exigência do Ministério do Planejamento e tem como objetivo propor ações para promoção da saúde, melhoria das condições de trabalho e prevenção de acidentes. Entre as ações que estão sendo propostas pela comissão do Câmpus, está a de capacitar os servidores para formar uma brigada que seja capaz de atuar em situações de emergência, trabalhar para que sejam feitos mapas de riscos, que são documentos que têm o objetivo de informar os usuários sobre as ameaças presentes em cada um dos espaços do Câmpus, e padronizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados.
A comissão é coordenada pelo servidor Fabiano Duarte Rosa e tem como membros Bárbara Frassini, Dulce Bradacz, Eduardo Conceição e Luciana Mafra.

Oficina debate currículo da educação profissional e tecnológica

Na terça-feira (6), o professor Alencar Migliavacca, do Câmpus Chapecó, ministrou uma oficina sobre currículo da educação profissional e tecnológica e a integração dos diversos conhecimentos. Ele falou sobre a importânia de se pensar em atividades interdisciplinares e práticas pedagógicas diferenciadas. "'É preciso pensar na organização do currículo dos cursos para que haja um diálogo entre as diferentes áreas e na alocação de carga horária para essas atividades entre os professores."

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC