Servidores participam de atividade no barco escola PDF Imprimir E-mail

A Semana Pedagógica é um tempo de preparar as aulas e planejar as atividades para o ano letivo. Momento também de pensar em ações que possam integrar os diferentes cursos. Na Semana Pedagógica do Câmpus Itajaí, professores e técnico-administrativos das mais diferentes áreas fizeram uma saída de campo a bordo do barco escola “Aprendendo com o mar”. O grupo tinha como desafio pensar o barco como uma ferramenta pedagógica não só para os cursos de técnicos em Aquicultura e Recursos Pesqueiros, mas também para os cursos de Eletroeletrônica, Mecânica e Engenharia Elétrica. Da atividade surgiram ideias para coletar água para as aulas de Química, propostas de estudo de climatologia em Geografia e estudos sobre a interferência das ondas eletromagnéticas.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí, Wilson Valente, esteve no barco pela primeira vez e saiu de lá com algumas ideias de projetos. “Uma das propostas que nós pensamos foi a de utilizar um software que é aplicado na Engenharia para estudar como se dá a interferência das ondas eletromagnéticas no barco.”

Nas aulas do técnico em Eletroeletrônica, o coordenador do curso Douglas de Souza, avalia que poderiam ser estudadas as antenas de telecomunicações e o GPS do barco. “Poderíamos estudar a altura das antenas, a frequência em que são transmitidas as ondas e identificar, por exemplo, se o sinal do celular pode causar algum tipo de interferência.”

O professor de Geografia Eric Coimbra pensou em atividades que envolvam geologia marinha, climatologia, geologia e geomorfologia. “É possível trabalhar Geografia Física e fazer estudos sobre a urbanização costeira ou mesmo as atividades econômicas.”

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC